Skip to content
Quero ENTRAR na plataforma Consignet   É Convênio? Acesse Aqui É funcionário? Acesse aqui

Saiba o diferencial de uma implantação de sistema com metodologia ágil

Você já considerou contratar uma ferramenta de software para agilizar a rotina do seu departamento, mas teve medo da etapa da implantação?

A implantação de sistema com metodologia ágil existe para, como o nome já diz, trazer agilidade para esse processo de liberar o sistema para o uso.

Hoje, vamos falar um pouco sobre os diferenciais da implantação de sistema com metodologia ágil. Assim você terá um fator de decisão a mais para escolher um software com segurança de que trará melhorias para o dia a dia na empresa, e não uma dor de cabeça extra.

A agilidade na tecnologia

Entregar soluções com diferencial percebido pelo cliente tem sido o que muitas empresas buscam atualmenteContudo, nem sempre o valor agregado que a empresa imagina atribuir ao produto/serviço será um diferencial aos olhos do usuário final. Algo unânime, principalmente na área de tecnologia da informação, é a entrega rápida, continua e com qualidade.  

Você já pensou em levar a agilidade como parte do seu processo de implantação de soluções/software? 

O anseio do cliente ao fechar o contrato com uma empresa que irá fornecer uma solução é ver o que lhe foi proposto rodando na prática . Consignet consegue navegar por esta área com grande expertise, uma vez que possui processos muito bem definidos e utiliza metodologias ágeis que auxiliam todo o ciclo do projeto.  

As pequenas entregas geram rápidas interações entre a solução e o demandanteesta simples ação fará com que a entrega final do projeto seja de maior valor agregado. Além disso, existe o fato de trazer para o andamento da implantação um participante muito importante,  o seu próprio cliente. Com o envolvimento desse integrante no processo, cria-se senso de urgência e responsabilidade para esta parte envolvida, hoje muitos projetos de implantação requerem atividades feitas pelo próprio cliente. 

E quais tipos de metodologias ágeis podem ser implementadas na sua empresa para isso? 

Um dos principais frameworks (estruturas de trabalho) é o SCRUMque é utilizado para gestão e planejamento de projetos de software. Aqui, os projetos são divididos em ciclos chamados de Sprints (comumente de 15 dias) que nada mais é que um Time Box (tempo fixo definido) em que determinadas atividades devem ser executadas. Dentro desta metodologia existem papéis como Product OwnerScrum Master e o Time de Desenvolvimento, cada qual com suas responsabilidades. Além disso, existem cerimônias/reuniões que devem ser cumpridas. 

Mas o SCRUM não é apenas para equipes de desenvolvimento? 

Realmente é muito comum vermos este framework atrelado a equipes de desenvolvimento de software. Implantar não é desenvolver, porém, ter o conhecimento teórico e prático desta metodologia pode ajudar no processo de implantação do software.  

Diante dos papéis propostos pela ferramenta, por analogia conseguimos definir responsabilidades aos participantes do projeto.

Exemplo: 

  • O Gerente de Implantação se relacionaria o papel do P.O: definindo e priorizando a composição das entregas;
  • O Líder Técnico como Scrum Master: atuando como facilitador e removendo os impedimentos da equipe;
  • O Time de Desenvolvimento seria composto pelos Consultores e Assistentes de Implantação e para alguns projetos, até mesmo o cliente. 

As cerimônias e reuniões com o cliente são de extrema importância para alinhamento das expectativas do projeto e do ciclo que será definido. Como boa prática da Gestão de Projetos tradicional citamos a Kick Off Meeting que para o PMI (Project Management Institute) é uma tática aprovada para iniciar um projeto que será bem sucedido. 

Nesta ocasião na qual todos os envolvidos no projeto se reúnem para determinar objetivos, recursos, restrições, prazos e cronogramas referente ao projeto em pauta. Ou seja, para que implantação seja bem-sucedida todas as regras devem estar de acordo com o esperado por todos os stakeholders (envolvidos no projeto). 

Conclusão 

Ainda na dúvida do real impacto deste diferencial em seus processos de implantação? 

Dentre os benefícios trazidos pela agilidade nos processos, podemos destacar: 

  1. Cumprimento  de prazos: a confecção de um cronograma de implantação deve estar muito bem alinhado às regras definidas pelos clientes e também à gestão de riscos do mesmo. As interações contínuas com foco no objetivo farão com que as pequenas entregas sejam de valor e caminhem para o objetivo em comum: ter o sistema rodando o mais rápido possível. 
  2. Redução de custos: quanto menos tempo é gasto em um projeto de implantação, menores serão os custos envolvidos, como por exemplo a hora gasta pelo Consultor. Contudo, cada projeto pode ter suas particularidades quanto a este item. 
  3. Potencializar o faturamento: se o faturamento da empresa inicia-se com a liberação do software para uso do cliente, quanto mais rápida, mais cedo inicia-se o recebimento. Por outro lado ainda,  tem-se o faturamento do cliente que poderá ser potencializado diante da implantação do software. No entanto, projetos que já iniciam o faturamento na contratação se beneficiam dos processos de agilidade na implantação em decorrência da mitigação de retrabalho e desenvolvimento de integrações mais assertivas 
  4. Coleta de feedbacks: todo projeto de implantação possui um certo prazo de maturação, período em que o software é liberado em produção, e nesta fase o cliente terá seu primeiro contato. Quanto antes essa etapa se inicia dentro do ciclo do projeto, mais rapidamente novos feedbacks podem ser implementados para a melhoria contínua do processo ou produto/serviço. Nesse sentido, dependendo da complexidade e tamanho do projeto, as entregas podem ser quebradas por módulos. 
  5. Garantir o sucesso do cliente: a solução somente foi contratada pelo cliente, por este identificar a potencialização das suas operações com a utilização do softwareVeja um pouco mais sobre implantação com foco no sucesso do cliente neste artigo. 

Esperamos que o artigo tenha somado para os seus conhecimentos de tecnologia, para que possa contratar sistemas com mais segurança de que está fazendo um bom negócio!

Deixe nos comentários o benefício que mais chamou a sua atenção sobre implantação de sistema com metodologia ágil.

E se você se interessou pela ideia de ter um sistema de Gestão de Benefícios com implantação ágil, entre em contato com o Consignet.

Até o próximo artigo!

Autor

Álvaro Lucas Ramos Fernandes é formado em Administração de Empresas pela UTFPR, com MBA em Gestão Empresarial pela Faculdade Assis Gurgacz e Gestão de Projetos pela Faculdade Cidade Verde. Possui certificações Scrum e Kanban.

Na DB1 atua na Unidade Consignet como Analista de Implantação.

Este artigo tem 3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uma marca
Acompanhe nas Redes Sociais
Links
Conquistas
Back To Top