skip to Main Content
Quero ENTRAR na plataforma Consignet   É Convênio? Acesse Aqui É funcionário? Acesse aqui
Mulher Sorrindo E Mexendo No Computador.

Folha de pagamento automática: benefícios e como fazer na sua empresa?

Com os avanços tecnológicos e a integração de ferramentas e plataformas, diversas áreas de trabalho foram beneficiadas com inovações que otimizam tempo, melhoram a dinâmica de serviço e facilitam o dia a dia. Como exemplo, podemos citar a folha de pagamento automática, uma solução para RH extremamente positiva para os profissionais. 

Pesquisar sobre automação de processos é uma forma de garantir que sua empresa estará trabalhando com tecnologia, além de tornar o ritmo de trabalho mais leve e focado em estratégias.  

Afinal, com menos pessoas realizando tarefas manuais – que tendem a ocupar uma grande parcela do tempo, como a emissão da folha de pagamento no RH –, é possível remanejá-las para atividades que de fato trarão resultados (por exemplo, a atração e retenção de talentos para a empresa). 

Quer entender mais sobre como fazer a folha de pagamento online, de forma gratuita e automática, assim como os benefícios desse processo? Continue a leitura e descubra! 

O que significa automação de processos? 

Antes de entender o que de fato significa um sistema de folha de pagamento automático, é importante compreender o que significa automação (ou automatização) de processos. 

Mulher analisando gráficos em computador.
A automação de processos é uma forma de usar a tecnologia a favor do seu negócio.

O termo se refere à transformação de atividades manuais em procedimentos realizados com a ajuda de tecnologia. Com o auxílio de programas, é possível simplificar, otimizar e automatizar diversas tarefas que antes eram feitas manualmente. 

É importante destacar que a automação não substitui profissionais, mas sim facilita o dia a dia deles, de forma que determinadas atividades podem ser feitas com mais agilidade e com menos risco de erros.  

Como fazer o fechamento da folha de pagamento de forma automatizada? 

Automatizar a folha de pagamento é um dos processos simplificados pela tecnologia, assim como diversos outros, de várias áreas de atuação – como marketing, logística, financeiro, vendas etc. 

Com a ajuda de um programa, é possível calcular automaticamente a margem, disponibilizando, ainda, relatórios para consulta da empresa e dos colaboradores, tudo sem precisar da aprovação do RH. 

Homem de terno mexendo no computador.
A folha de pagamento automática é gerada por sistemas tecnológicos.

Isso acontece porque o software integra os sistemas de folha de pagamento com bancos, convênios e outros benefícios oferecidos aos colaboradores. Com a importação de apenas um arquivo no programa, ele faz os descontos da folha de pagamento de forma automática. 

Dessa maneira, atendimentos, reuniões com bancos, digitação de informações e outros processos que envolvem a folha de pagamento – e que, todos os meses, tomam tempo da equipe – são dispensados. Calcula-se a otimização de pelo menos 90% do prazo dedicado ao gerenciamento e a organização de consignados! 

Benefícios em automatizar a folha de pagamento 

A automação da folha de pagamento oferece uma série de benefícios para a empresa e para a equipe de recursos humanos ou do departamento pessoal. Confira: 

Centralização das informações 

Os programas de automação de folha são usados por todos os bancos, de forma que toda a operação de consignados e de benefícios pode ser centralizada no mesmo canal, otimizando, ainda, sua gestão da informação. 

Otimização de processos 

Com um software de automação, você consegue realizar todas as atividades no mesmo lugar – da liberação da margem aos descontos em folhas! 

Cálculos automáticos 

Por ser um programa integrado ao sistema de folha de pagamento da sua empresa, os cálculos de margem são realizados de forma automática, assim como os de benefícios. 

Mulher olhando para documentos e mexendo no computador.
Com os sistemas de automação para folha de pagamento, é possível deixar os cálculos a cargo do computador.

Sem carta margem para consignados 

Ao automatizar a emissão da folha de pagamento, é possível otimizar, também, o processo de carta margem, acessando-a online. Dessa forma, o RH, os bancos e os colaboradores conseguem encontrar a informação com mais facilidade e com mais agilidade. 

Independência de bancos 

Também para empresas que oferecem consignados, existe a possibilidade de automatizar sua folha de pagamento por meio de uma data corte para fechar a folha, sem a necessidade de receber arquivos dos bancos. 

Validações automáticas 

Após inserir as regras e as políticas da empresa no sistema de automação, o RH pode deixá-lo operar sem preocupações e sem precisar validar os documentos. 

Otimização do tempo 

Com a folha de pagamento sendo gerada de forma automática, o tempo para a realização de determinadas atividades é otimizada, de maneira que a equipe pode focar em ações que trarão resultados mais interessantes para o negócio. 

Equipe de trabalho reunida ao redor da mesa, sorrindo.
O sistema de automação de folha de pagamento permite que o RH foque em outras ações estratégicas.

Diminui a possibilidade de erros 

Com um programa realizando as atividades, os erros manuais diminuem, pois os softwares são desenvolvidos para que não cometam desvios. 

Aumento da segurança 

Logo, com a diminuição de erros e a precaução contra fraudes dos sistemas, a segurança na operação aumenta. Além disso, os programas são constantemente atualizados a fim de permanecerem alinhados às leis trabalhistas vigentes. 

Conheça o Consignet! 

Consignet é um programa que permite realizar todo o controle de consignados em folha de forma automática, o que significa contar com auxílio para trabalhar com empréstimos, consignados, mensalidades, planos odontológicos e de saúde, seguros, cartões de crédito e muito mais! 

No sistema, o RH importa as margens, que ficam disponíveis para a consulta dos convênios. Dessa forma, em casos de uso do benefício, o colaborador vai diretamente até ele, informa sua senha pessoal e realiza o que precisa. 

O convênio realizará a consulta da margem da pessoa quando ele chegar ao local, realizando o consignado logo em seguida. Por fim, ao encerrar o mês, o RH importa os consignados para o sistema de folha de pagamento com poucos cliques e ela é gerada automaticamente, sem necessidade de inserções manuais! 

Tudo isso de graça! 

Você leu corretamente: o Consignet é gratuito. Isso acontece porque o custo é rateado entre os convênios que realizam a consignação em folha, de forma que nem a empresa e nem o colaborador possuem gastos! 

software é extremamente robusto, possui anos de mercado, certificação de especialista na área, suporte de prontidão e disponível para atendimentos excelentes, selo Great Place to Work e certificados de segurança ISO 27001 e ISO 9001. 

Quer conhecer mais sobre os benefícios do Consignet e solicitar um contato? Então clique na imagem abaixo e preencha o formulário! Um especialista logo entrará em contato com você para mais informações. 

Clique para acessar a página no Consignet!

Este artigo tem 1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top