skip to Main Content
Quero ENTRAR na plataforma Consignet   É RH ou Convênio? Acesse Aqui É funcionário? Acesse aqui
Credito-consignado-empresas

O Crédito Consignado como benefício nas empresas

Plano de saúde, odontológico, vale-refeição, seguro de vida, vale-transporte, bolsa de estudos e participação nos lucros e resultados são benefícios bem conhecidos no dia a dia dos RHs e dos colaboradores.

Compor uma cesta de benefícios que seja atraente para selecionar e reter talentos é um grande desafio enfrentado pelas empresas. No entanto, em momentos de crise e baixo crescimento da economia, é necessário ser mais estratégico e assertivo. Equilibrar os custos e oferecer benefícios que estimulem as equipes, preservem talentos e gerem um diferencial competitivo para a empresa é uma equação bastante complexa de ser resolvida.

Tendo isso em vista, um benefício que é muito comum do setor público tem ganhado força e crescido consideravelmente no setor privado: o crédito consignado. Essa modalidade de crédito possibilita que o colaborador tenha acesso a uma linha de crédito de forma rápida e desburocratizada, com juros significativamente menores que os aplicados no mercado, podendo ele utilizar o valor emprestado para as mais diversas finalidades, desde quitar uma dívida até financiar um veículo.

Segundo dados do Banco Central, a concessão de crédito consignado para colaboradores do setor privado, saltou de R$ 716 mi para R$ 1,3 bi quando comparamos os meses de novembro de 2015 e 2019, representando um crescimento aproximado de 82%. Muito desse crescimento se deve a nova política de juros no Brasil, a qual em 2019 nos trouxe a menor taxa básica de juros da história, com a SELIC a 4,5% a.a.

Vale lembrar também que o crédito consignado possui taxas de juros bem menores que o crédito pessoal. Enquanto a taxa média de juros para o consignado gira em torno de 35% a.a. outras modalidades de crédito como o pessoal, podem passar de 200% a.a.

Como ter e gerir o Empréstimo Consignado como um benefício da empresa?

Oferecer o empréstimo consignado como um benefício para os colaboradores é muito simples.

Como primeiro passo, a empresa interessada precisa estabelecer um convênio com uma ou mais Instituições Financeiras que oferecem essa modalidade de crédito.

Tendo firmado o convênio, os colaboradores já estão aptos a utilizar esse benefício, desde que atendam as regras estabelecidas pela empresa, como por exemplo: tempo na mesma e respeitar o teto da margem.

Tão simples quanto ter é gerir esse benefício.

Atualmente existem sistemas integrados tanto com as folhas de pagamentos das empresas, quanto com os sistemas dos bancos. Esses softwares de gestão de margem consignável facilitam e muito a vida dos RHs, reduzindo o tempo dedicado à gestão desse benefício. Eles permitem a possibilidade de inúmeros convênios com instituições financeiras, o que na prática significa maior concorrência e possivelmente menores taxas de juros. Tudo isso sem aumentar o tempo dedicado à gestão dos consignados.

Em resumo, o crédito consignado se mostra cada vez mais para o setor privado como um benefício de grande impacto e baixo custo. Tanto as empresas quanto os colaboradores ganham muito com esse benefício disponível.

————

Sobre o autor

Yagor Assis é formado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá. Já atuou como assessor de gabinete, conselheiro de administração e assessor de desenvolvimento econômico. Atualmente ocupa o cargo de analista de novos negócios no Consignet, uma empresa do DB1 Group.

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top