skip to Main Content
Quero ENTRAR na plataforma Consignet   É Convênio? Acesse Aqui É funcionário? Acesse aqui
Gerente De RH Estudando O Que São Benefícios Flexíveis No Blog Consignet

O que são os benefícios flexíveis e como implementá-los

Atrair e reter os colaboradores sempre foi uma preocupação das instituições, mas a tarefa tem ganhado novas dimensões com o avanço das tecnologias. Afinal, como recrutar talentos e manter a equipe motivada em um cenário cada vez mais competitivo?

A gestão de benefícios é a resposta! Funcionando como um sistema de remuneração que vai além da folha de pagamento, a política de benefícios é utilizada por gestores e analistas de RH para estimular os funcionários e garantir um ambiente de trabalho mais agradável e produtivo.

Se você quer saber como implementar uma gestão de benefícios moderna e eficaz, continue a leitura. Vamos te explicar o que são os benefícios flexíveis e como você pode implementá-los de maneira otimizada. Leia até o fim e fique por dentro!

O que são os benefícios flexíveis 

Benefícios flexíveis são vantagens negociáveis e estratégicas que, ao contrário dos benefícios tradicionais, não são exigidos pela CLT. São aqueles que vão além dos básicos, como o vale-alimentação e o vale-transporte, e oferecem o que o funcionário realmente precisa e deseja.

Ao propor a criação de uma política de benefícios flexibilizada, a organização deve considerar a diversidade de pessoas, perfis e estilos de vida, entendendo que cada funcionário possui desejos, objetivos e sonhos singulares. A decisão é do colaborador, que analisa as opções e escolhe os benefícios que deseja obter.

Para a empresa, a estratégia serve para atrair novos talentos, estimular o engajamento e a produtividade e ajudar na retenção de colaboradores. Além disso, é uma maneira de otimizar as funções dos departamentos de RH e DP e melhorar a performance da instituição.

Conheça alguns dos principais benefícios flexíveis:

  • Auxílio home office
  • Plano de previdência privada
  • Vale-combustível
  • Sala de amamentação
  • Gaming house
  • Parceria com academias
  • Pet day
  • Day off
  • Bolsas de estudos e reembolsos
  • Participação na sociedade

Dica: Quer saber mais sobre o assunto? Assista o webinar Mitos e Verdades sobre os Benefícios Flexíveis e veja se faz sentido para a sua empresa.

Como fazer a gestão dos benefícios

Agora que você já sabe o que são os benefícios flexíveis, chegou a hora de entender como eles se encaixam na rotina da instituição. Primeiramente, existem os benefícios que são garantidos por lei e obrigatórios pela CLT: vale-transporte, FGTS, férias remuneradas e 13º salário.

 

Além deles, é importante que os gestores atentem-se aos benefícios tradicionais, que são almejados e defendidos pela maioria dos funcionários. Os exemplos mais comuns são o vale refeição ou vale-alimentação, o vale-transporte e os descontos consignados.

 

Dica: Leia o artigo e entenda a importância do crédito consignado como benefício nas empresas.

 

O pacote de benefícios deve ser estruturado de acordo com as singularidades e necessidades dos indivíduos, sempre dialogando com a realidade da empresa. Todavia, o processo envolve planejamento, estudo, treinamento e diversas tarefas rotineiras, o que pode acabar sobrecarregando o RH.

 

Para reduzir em até 90% o tempo gasto com o processo e otimizar a rotina de quem lida com prazos curtos e demandas movimentadas, as empresas estão recorrendo aos sistemas de gestão de benefícios e margem consignável.

 

Com eles, é possível fazer o controle de vários tipos de benefícios e consignados de forma automatizada, sem margem de erros e integrando os principais sistemas de folhas de pagamento do país, tudo isso em um só lugar. É o caso do Consignet, um software que agiliza a rotina do RH desde 2005!

 

Além das vantagens para a empresa, o colaborador tem a praticidade de acompanhar todos os benefícios pelo seu celular, em um app seguro e livre de erros. É uma forma de ajudar o profissional a organizar-se e mostrar que a empresa preocupa-se com sua saúde financeira.

 

Dica: Saiba como acompanhar o bem-estar financeiro dos seus colaboradores neste artigo.

 

A gestão de benefícios é essencial para atrair e reter funcionários, mas é uma tarefa desafiadora e que deve ser realizada estrategicamente. Ainda tem dúvidas de que os benefícios flexíveis são um bom caminho para a sua instituição?

Confira o e-book Lista de Benefícios Flexíveis e Estratégicos para RH!

 

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top