skip to Main Content
Quero ENTRAR na plataforma Consignet   É RH ou Convênio? Acesse Aqui É funcionário? Acesse aqui
Programa Bolso Em Equilíbrio

Programa Bolso em Equilíbrio

A empresa Consignet, sistema de gestão de empréstimos consignados, do grupo DB1 Global Software possui um programa de educação financeira chamado Bolso em Equilíbrio. 

 Este projeto tem como objetivo capacitar a sociedade por meio de palestras sobre o uso consciente da margem Consignável. 

A primeira fase do projeto teve início em outubro de 2017 em parceria com o projeto Educação Financeira Sustentável da Universidade Estadual de Maringá (UEM), do Mestre Antonio Zotarelli.

Foram ministradas palestras em duas universidades do Paraná com temas que abordavam assunto como: economia, análise de crédito, orientação de gastos na renda familiar e como otimizar a renda em momentos de crise. 

Nas palestras ministradas foi ensinado que controle financeiro é uma tarefa que muitos brasileiros precisam definir como prioridade no dia a dia.

Pequenas atitudes responsáveis, tanto no ponto de vista de receita quanto de despesas domésticas, deixaram de ser um problema para se tornar uma importante ferramenta para controle das finanças. Inclusive para a formação de um patrimônio familiar a longo prazo.  

 Separei algumas dicas que podem te ajudar a melhorar a organização de suas finanças e conseguir fazer um melhor uso do seu dinheiro.

 

Como posso melhorar minha organização financeira? 

 

Analise sua situação atual 

 Antes de tomar qualquer decisão de consumo ou investimento, faça um apanhado da situação, verifique se você possui dívidas, se existe dinheiro guardado e quanto do seu salário é necessário para suprir despesas fixas. 

 

Planeje seus gastos 

 Quando você faz um planejamento de gastos, seu dinheiro é utilizado de forma mais consciente, ou seja, menos impulsiva 

Você evita desperdícios e adquire mais responsabilidade em sua gestão financeira. 

 

Por que não fazer uma poupança?  

 Depois de ter nossos gastos planejados e controlados, é importante começar a poupar. 

 É sempre recomendável ter uma reserva para momentos de crise, ou até mesmo por que não ter um dinheiro guardado para realizar um objetivo específico, como fazer aquela viagem dos sonhos, trocar de carro, casa, entre outros? 

 

Não gaste mais do que você ganha 

 Sempre procure organizar seus gastos dentro do limite do que você ganha, exemplos como: ficar no pagamento mínimo de cartão, só aumenta ainda mais suas dívidas 

 

Corte despesas desnecessárias 

 Esse tipo de compra leva as pessoas a gastarem mais. 

Elas se tratam de compras por impulso, além de que isso pode se tornar um hábito. Todos nós sabemos que não é fácil mudar hábitos, mas podemos começar com pequenas atitudes em casa, como evitando desperdícios de água, energia e compra de coisas supérfluas.  

 

O objetivo do projeto 

O grande objetivo do projeto Bolso em Equilíbrio é ensinar servidores e funcionários de organizações públicas ou privadas a consumir de forma consciente e ainda economizar para colocar em ação seus planos e metas. 

 

Conclusão 

Existem diversas maneiras para você melhorar sua educação financeira.

Ter suas despesas e gastos controlados melhora sua qualidade de vida e possibilita que você faça um melhor uso do seu dinheiro. O programa Bolso em Equilíbrio é mais uma de muitas ferramentas que existem para auxiliar na busca de um controle financeiro saudável. 

Sobre a autora

Camila Bueno Guimarães formada em Administração de Empresas com MBA em Gestão de Pessoas e cursando MBA em  Gerenciamento de Projetos.
Na DB1, atua na Unidade Consignet como Analista de Negócio, Gerente de Suporte e Gerente de Projeto de desenvolvimento de software.
O projeto em que atua possui certificação CMMI Nível 3, ISO 9001e ISO 27001.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top