skip to Main Content
Quero ENTRAR na plataforma Consignet   É Convênio? Acesse Aqui É funcionário? Acesse aqui
Equipe De Trabalho Implementando Tecnologia No RH.

Tecnologia no RH: por que e como modernizar o setor?

Com tantas transformações acontecendo no mundo, as empresas estão cada vez mais digitais, mais conectadas e mais guiadas por análises de dados. Diversas áreas usam softwares a seu favor para organizar informações e melhorar processos. Nesse sentido, a tecnologia no RH é uma realidade e uma necessidade. 

Um RH tecnológico é capaz de tomar decisões mais assertivas, de auxiliar na redução de custos da empresa, de automatizar processos – como a emissão da folha de pagamento –, de estruturar processos seletivos mais estratégicos e muito mais. 

A questão, portanto, é entender como usar a tecnologia a favor do RH, a fim de que a gestão de pessoas se torne uma demanda inovadora e alinhada à realidade do mercado (que, cada dia mais, se moderniza). 

Por isso, neste artigo, separamos as novas tecnologias que estão surgindo para o setor de RH. Além disso, explicaremos seus benefícios e como implementá-las na rotina. Boa leitura! 

Clique e baixe o ebook sobre tendências para RH inovadores gratuitamente.Tecnologias para RH 

inovação tecnológica no RH deu um grande salto nos últimos anos e foi bastante acelerada pela pandemia, assim como aconteceu com outros setores de negócios. Surgiram diversas ferramentas para automatizar processos e coletar dados estratégicos para a área. Confira as principais! 

Use People Analytics 

People Analytics é um dos termos mais comentados na área de RH nos últimos tempos. Trata-se da reunião, em diferentes plataformas, de dados e de números sobre pessoas, sejam elas seus colaboradores ou possíveis participantes do seu recrutamento e seleção. 

Essas informações são fundamentais para tomar decisões mais assertivas, pois elas confirmam teorias e hipóteses, evitando a repetição de erros já cometidos. 

Time de trabalho ao redor de uma mesa de madeira, mexendo no notebook.
O People Analytics é uma forma de estruturar dados para guiar as ações do RH.

Formulários, pesquisas internas, análises de comportamento, levantamentos do setor da empresa, números e relatos da equipe são alguns documentos que podem ser usados para criar um People Analytics estratégico e rico em informações. 

Escolha ferramentas de comunicação interna 

trabalho remoto e as vagas home office tornaram necessário que encontrássemos uma forma mais direta para que as pessoas da empresa se comunicassem. Seja por trocas de mensagens ou por ligações, existem ferramentas propícias para isso. 

Slack e o Teams são boas opções para seu negócio. Ambas possuem versões gratuitas e, para contar com todas as funções disponíveis em cada uma das plataformas, pedem a assinatura do premium 

É importante contar com canais de comunicação empresariais para que a troca de mensagens entre os colaboradores fique centralizada no mesmo canal. Essas ferramentas possuem integrações com outras plataformas, como o Google, programas da Microsoft e muitas outras. 

Além disso, elas são uma maneira de estabelecer um limite entre vida profissional e vida particular dos funcionários, o que não acontece caso você use o WhatsApp como canal de comunicação. 

Portanto, para organizar a empresa e manter o colaborador contente, prefira ferramentas de comunicação com foco exclusivo na vida profissional.  

Ofereça e-learning 

Um dos grandes requisitos para atrair e reter talentos é construir um ambiente que desenvolve pessoas e forma talentos. Para isso, oferecer treinamentos e cursos para os colaboradores é fundamental, pois, dessa forma, eles continuarão se especializando. 

Homem negro fazendo curso com professora mulher pelo computador.
O e-learning é uma maneira de estimular o desenvolvimento dos colaboradores virtualmente.

Com a tecnologia, a possibilidade de oferecer o e-learning se tornou real. O termo se refere ao ensino online, por meio de plataformas de cursos ou de treinamentos realizados por pessoas que são referência dentro da sua empresa. 

As plataformas especializadas em e-learning permitem que o RH acompanhe métricas importantes para compreender se o colaborador está usando o recurso. Assim, é possível avaliar perfis, entender comportamentos e medir engajamento dos funcionários em relação ao curso. 

Para treinamentos criados dentro da sua empresa e levados para o online, a dica é unir outras ferramentas tecnológicas ao curso. Quizes, gamificações, vídeos, testes práticos e construtor de jogos são exemplos de plataformas que podem ser usadas para tornar a aula mais atrativa e interativa. 

Coloque a tecnologia no seu processo seletivo 

É possível inserir a tecnologia como parte do processo seletivo por meio de inteligências artificiais, softwares de cultura, de testes e de mapeamento comportamental, automações de e-mails e outras ferramentas tecnológicas. 

Plataformas que enviam pesquisas de cultura e de comportamento assim que o candidato encaminha o currículo para você, por exemplo, informarão de maneira automática se a pessoa tem fit com sua empresa. 

Já as automações de e-mail são uma maneira de permanecer em comunicação com pessoas que encaminharam currículo e não conseguiram a vaga pretendida. Dessa forma, você estimula um contato recorrente com o possível candidato.  

Todas essas tecnologias tornam um processo longo e trabalhoso mais rápido e automático. Só de tirar o encaminhamento manual de e-mail e o envio de algumas mensagens do seu fluxo, tempo é liberado da sua rotina. 

Implemente um sistema de gestão de pessoas 

Um software exclusivo para gestão de pessoas concentrará informações valiosas sobre seus colaboradores, facilitando o acesso a elas no dia a dia. Dados pessoais e empresarias podem ser inseridos no programa e compartilhados com a empresa, com líderes e entre o próprio RH, sempre que necessário. 

Dupla de mulheres mexendo em um programa de tecnologia do RH.
O sistema de gestão de pessoas organiza os dados dos colaboradores em um só lugar.

Esses sistemas também organizam seus processos e dispensam as planilhas que, por mais que preciosas, nem sempre dão conta de todas as dores do RH.  

Atualmente, existem vários softwares disponíveis no mercado. O ideal é pesquisar aquele que faz mais sentido dentro da sua empresa, pensando nas necessidades que precisam ser atendidas. 

Automatize a folha de pagamento 

A folha de pagamento é um processo constituídos de diversas pequenas tarefas. Por isso, automatizar os descontos – ou, pelo menos, parte deles – é uma maneira de agilizar o trabalho do RH e de permiti-lo focar em demandas estratégicas. 

Consignet, ferramenta do Grupo DB1, automatiza descontos de consignados, de plano de saúde, de convênios, de taxas de sindicatos e de outros valores da folha. Assim, você consegue otimizar o tempo gasto nessa tarefa. 

Clique na imagem abaixo para acessar o site do Consignet.Crie ações nas redes sociais 

Aproximar-se do time de marketing para estruturar ações nas redes sociais é uma maneira estratégica de melhoras seus resultados. Campanhas bem desenvolvidas nessas mídias podem captar interessados na marca empregadora, atrair currículos e até afetar o clima organizacional. 

Campanhas de atração de talentos, de compartilhamento de ações de engajamento, publicações sobre por quais motivos ser um colaborador em sua empresa e stories mostrando o dia a dia dentro do negócio são ótimas estratégias para usar as redes sociais a favor do RH. 

Celular com dados das redes sociais na tela.
Use as redes sociais a seu favor e desenvolva ações que aumentam a força da sua marca empregadora.

Assim, você estimula o desejo em pessoas externas, aumentando a visibilidade da empresa, e valoriza quem já é colaborador. 

Carregue arquivos nas nuvens 

As nuvens online, como OneDrive e Google Drive, são tecnologias antigas, porém ainda bastante muito relevantes para as empresas. Todas cedem espaço gratuito para carregar os arquivos do departamento de RH e, caso ele seja consumido, você pode comprar mais gigabytes. 

Carregar seus documentos em nuvens é indicado para evitar perda de arquivos, para organizar a informação e para permitir que todos acessem o que precisarem em qualquer lugar, já que eles ficam disponíveis online. 

A tecnologia é extremamente segura e permite que você crie pastas específicas para os arquivos, escolhendo quem pode visualizá-las ou editá-las. Logo, é completa e ajuda a organizar com excelência os documentos. 

Faça a gestão de desempenho 

Realizar a avaliação de desempenho da equipe e gerir as respostas é fundamental para desenvolver ações que contribuam para o desenvolvimento dos colaboradores e da empresa. 

Time ao redor de uma mesa, em frente a uma parede de post its, traçando estratégias.
A gestão de desempenho permite compreender melhor o estágio dos colaboradores e como desenvolvê-los.

Cursos, treinamentos e estudos sobre o nível de senioridade e de maturidade da equipe podem ser feitos se uma boa gestão do desempenho for construída pelo RH. Para isso, é possível contar com tecnologias, que organizam e armazenam essas informações. 

Por que investir em tecnologia para o RH? 

Conforme tecnologias foram surgindo, diversas áreas das empresas começaram a se modernizar. Nesse sentido, as inovações para RH são extremamente importantes, pois colocam o setor e os profissionais alinhados ao futuro dos negócios. 

Essas tecnologias auxiliam a investir no capital humano das empresas, de forma que o RH consiga realizar ações mais estratégicas e pautadas em dados que realmente demonstrem a realidade dos colaboradores e o que eles almejam. 

São diversos benefícios que contribuem para a criação de um RH tecnológico e inovador. Confira algumas vantagens! 

Automação de processos 

Com a tecnologia, envio de e-mails, emissão de folhas de pagamento, relatórios de equipe e outras tarefas podem ser automatizadas e feitas por meio de inteligência artificial e de softwares. 

Logo, processos e atividades que impactam a rotina do RH são automatizadas, liberando espaço na agenda desses profissionais para que eles desempenhem demandas estratégicas e focadas em crescimento. 

Otimização do tempo 

Conforme a tecnologia desempenha determinadas tarefas que antes precisavam ser feitas por pessoas, ocorre a liberação de tempo dos profissionais do RH. Assim, você consegue desenvolver entregas que gerem mais valor para a marca. 

Reunião de resultados 

Conforme pesquisas são realizadas, dados são armazenados e levantados. Assim, o RH possui números que indicam sucesso e melhorias, o que contribui para o desenvolvimento da área e dos colaboradores. 

Equipe de trabalho fazendo reunião de resultados em frente a uma lousa.
A tecnologia no RH permite reunir resultados importantes das ações desempenhadas pelo RH.

Enquanto a área cria ações cada vez mais assertivas, por aprender e tirar o melhor de cada campanha, os colaboradores se sentem valorizados e ficam mais contentes com o que estão vivendo no negócio. Afinal, o RH terá dados que demonstram o que eles valorizam e o que não os atrai. 

Organização da área 

Por meio de softwares, de dados e da nuvem online, a área de RH começa a se tornar cada vez mais organizada. Dessa maneira, a gestão da informação se torna um processo diluído no dia a dia do setor. 

Melhoria da comunicação interna 

Com as ferramentas de comunicação, você trabalha diretamente para melhorar a troca de mensagens dentro da empresa.  

Mulher utilizando diferentes canais de comunicação interna no trabalho.
Os softwares de comunicação melhoram a relação entre os colaboradores.

Negócios que possuem vagas home office ou híbridas, especialmente, precisam de uma atenção para este tópico, pois uma comunicação não assertiva pode gerar inúmeros problemas para a empresa. 

Como implementar tecnologias no RH? 

Inserir a tecnologia na rotina dos profissionais de RH deve ser uma tarefa gradual e estratégica. Implementar tudo de uma vez não é uma boa ideia, pois as ferramentas demandarão estudo para serem usadas da melhor forma. 

1. Defina seus objetivos

O primeiro passo para começar a contratar softwares e programas tecnológicos para seu negócio é entender qual seu objetivo. Com base nesse propósito, você escolherá em que investir e qual solução escolher primeiro. 

Conforme o tempo passa, novas tecnologias podem – e devem – ser contratadas. No entanto, esse movimento precisa ser estratégico, para que você use os sistemas da melhor forma e para que suas dores sejam de fato sanadas. 

2. Estabeleça o orçamento

Ter um orçamento é fundamental para contratar um programa que auxilie sua equipe e que faça sentido para sua realidade. Dessa forma, você cumpre seus objetivos e gasta apenas o necessário. 

3. Faça pesquisas

Levantar opções de programas de tecnologia para RH disponíveis no mercado é fundamental para escolher o melhor e mais rentável. Portanto, pesquise as marcas, levante os valores e, se possível, teste os softwares antes de contratá-los. 

Dessa forma, você entende como o sistema funciona antes de fechar com a empresa, o que evita frustrações. 

Agora que você já conhece as principais tecnologias para RH, é hora de olhar para sua empresa e encontrar quais dores precisam ser sanadas. Assim, contrata os melhores programas dentro da sua realidade! 

Gostou desse conteúdo? Então continue se especializando! Para te ajudar, o Consignet preparou um kit de planilhas com tabelas ótimas para facilitar a rotina do RH. Clique na imagem abaixo e faça o download do material! 

Clique e baixe o kit de planilhas para gestão de RH e DP gratuitamente.

Este artigo tem 1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top