O eSocial é um Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. Os impactos do eSocial no RH são muitos, e levam milhares de profissionais a pesquisar todos os dias sobre como lidar com esse sistema.

Como muitos gestores e profissionais de RH já devem saber, o sistema foi criado pelo Governo Federal no ano de 2014, porém, só se tornou obrigatório para algumas empresas a partir do dia 1.º de julho de 2018. Isso por que não foram todas as empresas que tiveram a obrigatoriedade de cumprir as regras do eSocial a partir desta data

A implantação do sistema deixou as relações entre empregadores e colaboradores mais transparentes, sendo isso um fator especialmente importante para aquelas companhias que não contavam com um efetivo controle das rotinas de trabalho do RH. Adaptar-se ao novo sistema foi mais complicado para quem ainda não utilizava softwares voltados para a gestão do departamento pessoal.

Neste post, você vai entender um pouco mais sobre o eSocial e sobre a relação do projeto com a Reforma Trabalhista. Além disso, também vai conhecer os impactos da novidade nas atividades de RH.

Tudo pronto? Então vamos em frente! (mais…)

Assim como ter uma personalidade forte pode definir uma pessoa, a cultura organizacional dá à empresa uma identidade especial. Ela ajuda a criar coesão entre todos os níveis da empresa.

O que acontece é que as pessoas compartilham igualmente entre si valores e crenças, absorvem o espírito de trabalho em equipe e acabam aumentando a produtividade e o lucro. Assim, se seu objetivo é criar um ambiente de trabalho mais produtivo e agradável, está no lugar certo.

Preparamos um artigo completo, no qual vamos explicar o que significa cultura organizacional de uma empresa, seus tipos, benefícios e como construir esse processo na sua empresa. Era isso que estava procurando? Então, tenha uma boa leitura! (mais…)

Já estamos em setembro, e a campanha do Setembro Amarelo passa a ser trabalhada em diversos ambientes. Para o RH abordar o Setembro Amarelo no trabalho, pode soar desafiador criar dinâmicas e aberturas em que os colaboradores se sintam confortáveis para falar e pedir ajuda.

Por isso, criamos esse artigo com dicas para o RH trabalhar o Setembro Amarelo da forma mais acolhedora possível no ambiente de trabalho. Você conhecerá as origens dessa campanha e dicas práticas para falar sobre ela. Boa leitura!

(mais…)

A liderança humanizada é um conceito que ganhou força desde que o mundo se viu fragilizado diante dos impactos da pandemia. Como era de se esperar, o ambiente empresarial também sentiu os efeitos, não só por causa das oscilações econômicas, mas também pelo impacto sentido pelas pessoas nesse cenário.

Desenvolvê-la não é uma tarefa fácil, trata-se de abraçar novos hábitos e valorizar o capital humano, atualmente, as organizações, principalmente as startups estão cada vez mais interessadas no desenvolvimento das equipes como único meio de se chegar ao sucesso. Uma das principais características de um líder humanizado é a empatia, a capacidade de se colocar no lugar do funcionário e saber que ele também tem sonhos e desejos e que pretende realizá-los.

Mas qual é a relação entre liderança humanizada e o cuidado com o bem-estar físico e emocional dos colaboradores? Quais são as vantagens desse conceito? Como aplicá-lo na empresa? Essas e outras perguntas serão respondidas em nosso artigo. Acompanhe! (mais…)